Os Patins necessitam de uma frequente manutenção para garantir uma maior eficiência. Por isso a MI8 disponibiliza, em sua oficina, revisão para manter a qualidade e bom desempenho dos Patins.

Nunca use ferramentas inadequadas, isso pode causar danos irreparáveis aos seus patins.

A bota de patinação deve ser fixada na base com a maior precisão possível, pois se trata e um elemento técnico da maior importância. Fazendo a fixação corretamente o atleta terá maior conforto e um melhor desempenho.

É importante usar a bota em tamanho adequado ao seu pé. A bota não deve ser grande demais, pois pode causar lesões além de prejudicar o desempenho do atleta. O Ideal é que use meias sem costura para evitar pressão nos dedos.

É importante o correto ajuste do cadarço, de forma suave e continua, até chegar ao final, para:

  • Manter uma posição correta do pé dentro da bota.

  • Manter uma circulação sanguínea normal.

  • Que a bota tenha maior tempo de duração e evite problemas como pregas ou descolamento.

BOTAS

 

A umidade é muito prejudicial às botas, por isso é recomendado que, sempre após o uso, devesse abrir bem o cadarço e deixá-las em lugar arejado. Não é recomendado guardar os patins dentro de bolsas, estas são somente para transporte.

A limpeza por fora, pode ser feita com um pano úmido. Eventualmente pode-se também ser retocada com tinta apropriada. Verificar se o sistema está sempre funcionando (ganchos, cadarços, etc.).

 

BASES

 

Conferir se a base está bem fixada na bota. Assegurar-se que o parafuso central e o freio estejam bem fixos à base. É necessário trocar os amortecedores uma vez ao ano.

Não apertar demasiadamente os trucks, pois isso pode acarretar problemas no amortecedor.

 

RODAS

 

Verificar se as rodas estão bem fixas ao eixo. As rodas devem estar sempre limpas, para isso deve-se limpá-las com um papel absorvente. Não usar nenhum tipo de produto para limpar as rodas, pois podem interagir com a estrutura do material, modificando a sua composição. Usar sempre em locais e pisos apropriados.

 

ROLAMENTOS

 

Devem estar sempre fluindo tanto nos treinamentos como em competições. Nunca lavar os rolamentos com água, pois pode acarretar em ferrugem irreversível.

Tirar os rolamentos das rodas com extrator e emergi-los num líquido especial e após isso limpá-los com uma escova de cerdas pequenas e duras. Finalmente, lubrificá-los com óleo especial disponível na MI8.

MANUTENÇÃO